Ensino Infantil
Brincando, criando e aprendendo
A metodologia de Ensino da Educação Infantil do Colégio Anglo Líder está baseada na visão interacionista e construtivista. Para o pesquisador suíço Jean Piaget, que descobriu a possibilidade de trabalhar a partir do erro, “Todo conhecimento é construído através de um processo contínuo de fazer e refazer. Nesse processo, o conhecimento seguinte é sempre mais sofisticado que o anterior e depende dos estímulos do meio ambiente”.
Da sua teoria, conhecida pelo imponente nome de epistemologia genética partiu as teses construtivistas de nossos dias e as práticas escolares que respeitam o universo do aluno.
O nosso ensino da Educação Infantil divide-se em etapas, vivenciadas durante quatro anos, para defini-las utilizamos as nomenclaturas: Mimo (1 e 2 anos), Nível I (3 anos), Nível II (4 anos) e Nível III (5 anos).
Nesses períodos é que se forma na criança a base de todo seu crescimento físico e mental. Por isso nossa proposta metodológica visa atender aos interesses e necessidades destas crianças, levando em consideração a maturação de cada faixa etária. Os conteúdos são cuidadosamente estudados preservando o direito da criança a uma aprendizagem significativa proporcionando condições para que a criança explore e descubra todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações e do espaço, desenvolvendo a sua capacidade de observar, sentir e pensar.
As atividades interdisciplinares são programadas para inserir o conteúdo da linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade trabalhando as competências dentro do objetivo a ser alcançado de acordo com cada etapa prevista pelo colégio.
Em função disso, o nosso trabalho é planejado, preservando uma continuidade dos conteúdos para atender aos interesses e necessidades das crianças de acordo com a faixa etária, organizando o espaço e a rotina de modo a possibilitar a sistematização da aprendizagem.
Proposta pedagógica
O COLÉGIO ANGLO LÍDER prima pelos princípios filosóficos e educacionais que direcionam a ação educativa Pedagógica que definem os pressupostos teóricos e metodológicos, a relação de conteúdos básicos, a avaliação de cada área do conhecimento para cada série e fase, levando em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros curriculares Nacionais – PCN e Deliberação no 01/99, do conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta, para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades, começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essas diversidades devem permear as relações cotidianas.
Nosso diferencial
por que aqui nosso ensino é mais vibrante?
- Educação infantil dividida em etapas:
- Mimo (1 e 2 anos),
- Nível I (3 anos),
- Nível II (4 anos) e
- Nível III (5 anos).
- Princípios filosóficos e educacionais;
- Conteúdos são cuidadosamente estudados;
- Atividades interdisciplinares.